SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue27Reflection on the Virtual Gestaltic ClinicThe Cycle of Contact Process in a Grieving Situation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

COUTO, Damiriane Lino  and  PEREIRA CUNHA, Luane Seixas. Marcas na pele: A autolesão sob a ótica da Gestalt-terapia. IGT rede [online]. 2017, vol.14, n.27, pp. 233-259. ISSN 1807-2526.

A produção desse trabalho tem por intuito compreender a conduta autolesiva, um comportamento de violência autoinfligida, a partir da perspectiva da Gestalt-terapia. Essa correlação tem o objetivo central de perceber o modo como a abordagem gestáltica lida com as práticas autolesivas e qual o papel do Gestalt-terapeuta frente essa demanda. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica para a coleta de dados as reflexões são direcionadas a partir da percepção "gestáltica" da relação corpo-pessoa-mundo e da forma particular da Gestalt-terapia considerar um sintoma como contextualizado e do sujeito como ser-no-mundo. O trabalho facilitou ainda a reflexão sobre o papel do Gestalt-terapeuta, a qual à este importa atentar-se para a percepção do que a autolesão tem a dizer sobre o sujeito que a pratica. Ainda que o comportamento autolesivo seja difundido nos ambientes sociais, no âmbito acadêmico há uma escassez de produção sobre esse tema, sobretudo nas pesquisas brasileiras. Logo, esse trabalho tem em sua essência a premissa de contribuir com novos olhares sociais e científicos à conduta autolesiva, impulsionando para que o tema deixe de ser um tabu.

Keywords : Autolesão; Autoagressão; Gestalt-terapia; Ajustamento Criativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License