SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue27Skin tags: Self-harm from the point of view of Gestalt-therapyMandalas as a therapeutic resource in Gestalt therapy practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

Abstract

OLIVEIRA, Leane Valente de; OLIVEIRA, Marília Zara Gentil de  and  LOBATO, Edilza de Aguiar. O Processo Ciclo do Contato em uma Situação de Luto. IGT rede [online]. 2017, vol.14, n.27, pp. 260-272. ISSN 1807-2526.

O presente estudo pretende facilitar o aprendizado e reflexão dos princípios da Gestalt-Terapia e promover o raciocínio teoria-prática de estudantes de Psicologia e interessados na área hospitalar. Como objetivo, visa servir de veículo de reflexão e aprendizado para estudantes de Psicologia e demais profissionais interessados. Para isto, o método escolhido foi um estudo de caso com uma paciente que necessitou enfrentar um aborto induzido na Santa Casa de Misericórdia do Pará no segundo semestre do ano de 2011. Para tanto, busca-se contemplar o saber da Fenomenologia na intermediação entre a pessoa que passa pela situação de luto e o seu contato com o sentimento de perda. O resultado desse estudo favoreceu uma ampliação do olhar acerca da dor humana, suas formas de expressão e possíveis passos do contato em direção à cura. Dessa forma, é considerado relevante na medida em que é possível se apresentar na prática essa identificação do Ciclo do Contato e dos Fatores de Cura antes só estudados na teoria.

Keywords : Luto; Ciclo de Contato; Mecanismos de Defesa; Fenomenologia; Gestalt-Terapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License