SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27O Processo Ciclo do Contato em uma Situação de LutoUm relato de experiência sobre o uso de diários como recurso terapêutico na abordagem gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IGT na Rede

versão On-line ISSN 1807-2526

Resumo

MENDONCA, Bruna Improta de Oliveira  e  BRITO, Maria Alice Queiroz de. Mandalas como recurso terapêutico na prática da Gestalt-Terapia. IGT rede [online]. 2017, vol.14, n.27, pp. 273-290. ISSN 1807-2526.

Mandalas aparecem, desde as culturas mais antigas, como um símbolo de harmonia, integração e transformação. Trata-se de um recurso utilizado em práticas psicoterapêuticas, mas pouco fundamentado teoricamente na perspectiva da Gestalt-terapia. Este artigo busca empreender uma relação sobre as diversas possibilidades de utilização desse recurso na prática clínica sob a fundamentação teórica da Gestalt-terapia. Especificamente, visa revisar criticamente a literatura sobre o tema, fomentar uma ampliação da compreensão do tema em suas possibilidades terapêuticas e, por fim, ampliar a compreensão teórica dessas possibilidades a partir da Gestalt-terapia. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura. Os resultados encontrados demonstram que o tema ainda possui extensa lacuna na perspectiva teórica mencionada, contudo em sua utilização na prática psicoterapêutica, trata-se de um recurso que facilita a revelação do modo de funcionamento do seu criador, facilitando o estabelecimento de "awareness", liberação de "gestalten" cristalizadas, integração dos conteúdos liberados, revelação dos mecanismos de defesa e o modo de operar em suas relações com o outro e com o mundo, e, consequentemente, proporcionando a possibilidade de um contato mais genuíno e fluido.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Mandalas; Técnicas Gestálticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License