SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Challenges for the insurance of psichological research in ParaguayIn the teaching, who dances?: A critical analysis of the creativity in dance in Distrito Federal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

OTTATI, Fernanda  and  NORONHA, Ana Paula Porto. Parâmetros psicométricos de instrumentos de interesse profissional. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2003, vol.3, n.2, pp. 37-50. ISSN 1808-4281.

Testes psicológicos são uma das mais típicas técnicas de avaliação, que se caracterizam como medida objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento. Vários autores enfatizam a importância de um melhor preparo dos profissionais que utilizam testes psicológicos; outros afirmam que é necessário que os instrumentos apresentem qualidades psicométricas, pois só assim seus resultados serão confiáveis. Essa melhor qualidade diz respeito aos testes serem embasados teoricamente e passarem por estudos de padronização e aferição de sua validade e precisão. O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade dos instrumentos de avaliação de interesses publicados no Brasil. Os manuais foram avaliados por meio de um questionário de psicólogos espanhóis, que verifica a qualidade do material, a validade, a precisão, as normas, entre outros aspectos. Os resultados não são animadores: revelaram que a maioria dos instrumentos consultados não apresenta estudos sobre os seus parâmetros psicométricos (validade e precisão).

Keywords : Testes psicológicos; parâmetros psicológicos; avaliação de interesse profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License