SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Parâmetros psicométricos de instrumentos de interesse profissionalA vida ouvida: a escuta psicológica e a saúde da mulher de meia-idade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

MARTINELLI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane  y  MITJANS, Albertina Martinez. No ensino, quem dança?: Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2003, vol.3, n.2, pp. 51-62. ISSN 1808-4281.

O presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação.

Palabras clave : criatividade; ensino de dança; corporeidade; subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License