SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2A vida ouvida: a escuta psicológica e a saúde da mulher de meia-idadeA noção de angústia na prática clínica: aproximações entre o pensamento de Kierkegaard e a Gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ROMANELLI, Geraldo. Paternidade em famílias de camadas médias. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2003, vol.3, n.2, pp. 79-96. ISSN 1808-4281.

Estudos sobre a relação entre pais e filhos mostram a relevância da mãe nos cuidados com a prole e com sua socialização, enquanto a presença do genitor no exercício dessas tarefas tem sido pouco discutida. Este trabalho toma como referência dados etnográficos, para analisar a construção cultural da paternidade e investigar alguns aspectos das relações entre o pai e os filhos do sexo masculino em dez famílias de camadas médias de Ribeirão Preto-SP. Os dados coletados mediante a realização de 38 entrevistas, com dez pais, dez mães e 18 filhos indicam que tanto o pai e a mãe quanto os filhos apontam certas mudanças no relacionamento destes com o genitor. Entre elas, registra-se a maior proximidade do pai em relação à prole, embora ele continue a ser fonte de autoridade doméstica e incentive a construção de identidade de gênero diversa para filhos e filhas.

Palavras-chave : Paternidade; filhos; família de camadas médias; socialização; maternagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License