SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Sociologia de la cultura de masasMasculino e feminino na família contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

VENTURINI, Fabiola Perri; BAZON, Marina Rezende  e  BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes. Família e violência na ótica de crianças e adolescentes vitimizadosWhat children and adolescents victms of domestic violence think about family and violence. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2004, vol.4, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O presente estudo exploratório tem por objetivo estudar o fenômeno da violência doméstica pela ótica de crianças e adolescentes vitimizados, investigando suas concepções de família e violência, e comparando-as com as de um grupo de jovens não-vitimizados. Os 44 participantes, com idades entre 10 e 16 anos, responderam a 3 instrumentos complementares entre si: uma entrevista estruturada, um questionário composto por “sentenças incompletas” e uma entrevista semi-estruturada. A análise de dados permitiu algumas conclusões: 1) não foram encontradas diferenças significativas entre as concepções dos dois grupos e houve uma tendência a respostas de caráter convencional; 2) houve um grande número de respostas evasivas, sendo a freqüência maior no grupo dos jovens abrigados; 3) observou-se uma tendência à “naturalização” da violência em ambos os grupos, porém mais freqüente no grupo de não vitimizados e 4) um desejo dos jovens abrigados de estarem com suas famílias.

Palavras-chave : Família; Violência doméstica; Crianças e adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License