SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2La critique canguilhemienne de la psychologieMétodo dialético: uma construção possível na pesquisa em educação da infância? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. O homem sem qualidades: história oral, memória e modos de subjetivação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Com base nas problematizações desenvolvidas na linha de pesquisa da autora a história oral como ferramenta para a construção da história da Análise Institucional no Brasil , o artigo explora conceituações da memória compatíveis com a crítica dos psicologismos e sociologismos dominantes. Recorre primordialmente à idéia de memória-composição do historiador oral Alistair Thomson, exibindo seus nexos com a noção de modos de subjetivação, conforme proposta por Foucault, Deleuze e Guattari. Esta interferência permite hipotetizar a existência de relações entre a prática da história oral, as formas de coleta de lembranças e o engendramento, no presente, de futuros alternativos tanto para as subjetivações quanto para os paradigmas teóricos e/ou historiográficos.

Palavras-chave : História oral; Memória; Modos de subjetivação; Análise institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License