SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O homem sem qualidades: história oral, memória e modos de subjetivaçãoTrabalho infantil e ideologia nas falas de mães de crianças trabalhadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BARBOSA, Ivone Garcia  e  MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. Método dialético: uma construção possível na pesquisa em educação da infância?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este trabalho objetiva enunciar algumas reflexões pontuais no campo da pesquisa sobre as práticas educativas utilizadas na educação da infância, enfatizando questões pertinentes ao método de pesquisa. Toma, então, como objeto de sua análise, estudos e investigações já concluídos ou em andamento procurando apreender a constituição de possibilidades de orientação dialética. Têm-se em vista a construção de novos olhares sobre o processo investigativo, a partir dos quais seja possível redimensionar não somente as análises como os próprios objetos pesquisados. Considera-se que a reflexão metodológica é uma condição necessária para a (re)criação de paradigmas teórico-epistemológicos que possibilitem interpretar o dinamismo do movimento e das interconexões que compõem aqueles objetos. A superação da pesquisa assentada em processos fossilizados que não consegue apreender a inversão da realidade - estabelecida no processo de representação sobre as relações de produção, as relações sociais e o próprio conhecimento - apresenta-se como um grande desafio para que a educação da infância seja, cada vez mais, objeto de múltiplos olhares, configurando um trabalho em zonas fronteiriças do conhecimento. Tal perspectiva é uma exigência do próprio método dialético.

Palavras-chave : Educação da infância; Práticas educativas; Pesquisa; Método dialético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License