SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Método dialético: uma construção possível na pesquisa em educação da infância?O significado do trabalho em tempos de reestruturação produtiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FEITOSA, Izabel Christina do N.  e  DIMENSTEIN, Magda. Trabalho infantil e ideologia nas falas de mães de crianças trabalhadoras. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O trabalho infantil é proibido por lei, mas estudos mostram o crescente número de crianças trabalhando no mundo. Acreditamos que os discursos acerca do trabalho infantil vêm sendo historicamente reproduzidos pelas instituições socializadoras da criança como a família. Esse estudo objetiva discutir o que mães pensam sobre o trabalho de seus filhos. Realizamos grupos focais com mães de crianças que estudam e trabalham no cultivo das hortas em Gramorezinho (Natal-RN). Percebemos o quanto a ideologia do trabalho está imersa nas práticas discursivas dos sujeitos. As mães possuem uma história de uma infância de trabalho e reproduzem uma vivência de trabalho para seus filhos. O trabalho aparece como uma alternativa importante para a não permanência das crianças nas ruas. Percebemos, portanto, que quando se trata da criança pobre, o trabalho infantil apresenta-se como uma prática que vem sendo reforçada historicamente pela família. Palavras-chave:

Palavras-chave : Trabalho infantil; Infância; Família; Ideologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License