SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Trabalho infantil e ideologia nas falas de mães de crianças trabalhadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos  e  LEDA, Denise Bessa. O significado do trabalho em tempos de reestruturação produtiva. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O presente estudo tem por objetivo investigar qual o significado do trabalho na sociedade contemporânea.  Resgata-se os sentidos do trabalho chegando até  o momento atual, caracterizado pelo desemprego, pela precarização e pela desvalorização do trabalho, no seu papel de realização pessoal. Identifica-se um crescente esvaziamento do valor social e psicológico do trabalho, percebe-se uma tendência a uma mercantilização do mesmo.Há uma retirada do valor positivo do trabalho, que tem sido freqüentemente reconhecido como um mero acesso a bens materiais. Questiona-se sobre os riscos do processo de desumanização do trabalhador exposto a situações de trabalho precarizadas e aponta-se para a urgente necessidade de pesquisas na área de saúde do trabalhador que possam fomentar políticas públicas. Palavras-chave:

Palavras-chave : Significado do trabalho; Reestruturação produtiva; Trabalho precarizado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License