SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Do topo de uma montanha temos um ótimo ângulo de visão das coisas... mas será que podemos ver tudo?: Uma reflexão sobre as políticas públicas para a educação da infânciaAs indicações das crianças sobre uma edificação adaptada para a educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

DANTAS, Marilda Aparecida  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Inteligência emocional: parâmetros psicométricos de um instrumento de medida. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 59-72. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho teve como objetivo investigar evidências de validade fatorial do Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT) bem como os índices de precisão do instrumento. O construto Inteligência Emocional, avaliado pelo teste, consiste na capacidade de perceber, entender e usar as emoções para facilitar o pensamento, assim como gerenciar as emoções para facilitar os processos cognitivos e promover o crescimento pessoal e intelectual. Participaram da pesquisa 270 universitários de diferentes cursos (psicologia, biologia, matemática e Educação Física), no qual responderam ao MSCEIT. Os resultados encontrados na análise fatorial indicaram que o instrumento apresenta a existência de dois fatores, a saber, Experiencial e Extratégica. Quanto aos índices de precisão alpha de Cronbach, os dados evidenciaram que o instrumento alcançou precisão suficiente, com exceção da tarefa mistura (a = 0,545). Os achados desta pesquisa indicaram validade fatorial do instrumento, bem como índices de precisão satisfatórios de acordo com o exigido.

Palavras-chave : Inteligência emocional; Instrumentos; Parâmetros psicométricos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License