SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1As indicações das crianças sobre uma edificação adaptada para a educação infantilA gestalt-terapia terá a ousadia de desenvolver seu paradigma pós-moderno? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SILVEIRA, Daniele Pinto da  e  VIEIRA, Ana Luiza Stiebler. Reflexões sobre a ética do cuidado em saúde: desafios para a atenção psicossocial no Brasil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 92-101. ISSN 1808-4281.

Os modelos de atenção em saúde coletiva e de saúde mental que vêm sendo implementados a partir das propostas da Reforma Sanitária e Psiquiátrica no Brasil fizeram emergir novas concepções acerca dos processos de saúde/doença, impactando a abordagem do sofrimento psíquico, no plano teórico-assistencial, principalmente na relação “entre aquele que cuida e aquele que é cuidado”. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre alguns impasses que se apresentam como desafios à construção de uma ética do cuidado em saúde mental, tendo como eixo norteador o acolhimento. Na análise são consideradas as noções de escuta ampliada, o conceito de vínculo e de responsabilização da equipe para com o usuário e para com o território de referência.

Palavras-chave : Saúde Mental; Modelo Assistencial; Acolhimento; Ética; Reforma Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License