SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Reflexões sobre a ética do cuidado em saúde: desafios para a atenção psicossocial no BrasilFalando de morte com adolescente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ROBINE, Jean-Marie. A gestalt-terapia terá a ousadia de desenvolver seu paradigma pós-moderno?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 102-126. ISSN 1808-4281.

O que me proponho a explorar neste artigo, com este título algo misterioso, são algumas das linhas de força e paradigmas que perpassam, implícita ou explicitamente, a teoria da Gestalt-Terapia, com o objetivo de delinear algumas implicações para sua prática clínica. Acredito que se pudermos compreender essas linhas de força, seremos capazes de aplicá-las melhor e, ao mesmo tempo, compreender mais facilmente os pontos-chave que dividem aqueles que promovem a Gestalt-Terapia. Eu também gostaria de ressaltar, logo de início, que não estou inteiramente satisfeito em apoiar-me no termo “pós-modernismo”, o qual está muito carregado com uma variedade de conotações; apesar disso, por carecer de um outro melhor, eu o farei, tentando especificar seus contornos e limites.

Palavras-chave : Gestalt-Terapia; Pós-Modernidade; Campo; Self; Relação Terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License