SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Pode realmente haver uma ciência natural da ação humana?A influência de estados emocionais positivos e negativos no processamento cognitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ARAGAO, Elisabeth Maria; BARROS, Maria Elisabeth Barros de  e  OLIVEIRA, Sonia Pinto de. Falando de metodologia de pesquisa. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp. 18-28. ISSN 1808-4281.

Este trabalho busca trazer contribuições para as discussões sobre metodologia de pesquisa. Falar de metodologia é falar de escolhas políticas e éticas que pautam qualquer pretensão investigativa, e não de discursos que priorizam um árido formalismo técnico. Dentro dessa ótica, pesquisar é, ao invés de procurar verdades absolutas, conectar-se com a dispersão dos acontecimentos em suas múltiplas direções, cartografando os movimentos que se afirmam em uma determinada realidade. É abrir-se para o inusitado, desviar-se, surpreender e desconhecer. Exemplificando essa forma de compreensão dá visibilidade a uma pesquisa realizada a partir desse eixo metodológico.

Palavras-chave : Metodologia; Cartografia; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License