SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A demanda nos processos de habilitação para adoção e a função dos dispositivos judiciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

NASCIMENTO, Maria Lívia do  e  SCHEINVAR, Estela. Infância: discursos de proteção, práticas de exclusão. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp. 51-66. ISSN 1808-4281.

O presente artigo discute a produção histórica de alguns dos chamados equipamentos sociais de proteção à infância, problematizando os contextos políticos nos quais eles emergem. As análises se fundamentam em experiências desenvolvidas pelas autoras em Juizados da Infância e da Juventude e em Conselhos Tutelares, permitindo pensar instituições sociais como infância, assistência, família, dentre outras. As discussões presentes no texto apontam que a relação de tutela e as políticas de proteção, muitas vezes, resultam em práticas de exclusão e não na garantia dos direitos conquistados e estabelecidos em lei. Dessa forma, faz-se necessário pensar os modos de funcionamento das relações de proteção voltadas aos setores infanto-juvenis, trazendo para o debate sua produção histórico-política.

Palavras-chave : Infância; Proteção; Exclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License