SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2De jóvenes, actos delictivos y responsabildadesPerícia de danos psicológicos em acidentes de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

NAIFF, Luciene Alves Miguez  e  NAIFF, Denis Giovani Monteiro. A favela e seus moradores: culpados ou vítimas? Representações sociais em tempos de violência. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp. 107-119. ISSN 1808-4281.

As favelas, suas regras, códigos e seus moradores são objetos de estudo privilegiado por estarem cada vez mais associados a violência nas informações veiculadas na mídia. Utilizando a teoria das representações sociais procuramos investigar como cidadãos de classe média baixa percebem a violência atual, a favela e seus moradores. Os dados foram coletados através do método de evocação livre e analisados com o auxílio do software EVOC. Os resultados apontaram para uma percepção negativa e em movimento, relacionando cada vez mais a favela e seus moradores, às principais causas da violência na cidade. As representações sociais que vinculam a pobreza com a criminalidade podem gerar tomadas de posição e comportamentos que reforcem o preconceito e o alijamento dos moradores de favelas, aumentando os sentimentos de não pertencimento e negação dessa parcela da população.

Palavras-chave : Representações sociais; Favela; Moradores de favela; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License