SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A favela e seus moradores: culpados ou vítimas? Representações sociais em tempos de violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CRUZ, Roberto Moraes  e  MACIEL, Saidy Karolin. Perícia de danos psicológicos em acidentes de trabalho. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp. 120-129. ISSN 1808-4281.

A perícia psicológica consiste num meio de prova consubstanciada em processos judiciais. Nos processos periciais relacionados às situações de trabalho, a perícia psicológica geralmente é solicitada para verificação de dano e, nesse contexto, adquirem caráter de vistoria. As solicitações periciais resultam da necessidade de avaliar as condições de trabalho e repercussões no plano da saúde humana no que se refere aos aspectos psicológicos. As avaliações acerca de decorrências psicológicas nas relações entre indivíduos-trabalho-produtividade-eficácia e condições de saúde, normalmente são solicitadas em função de acidentes, doenças relacionadas ao trabalho, afastamentos e aposentadorias. A avaliação de dano psicológico constitui um desafio por parte dos profissionais psicólogos: no aspecto teórico, no sentido de definir dano psicológico; metodológico, na caracterização das estratégias de diagnóstico de dano psicológico e no desenvolvimento de competências profissionais.

Palavras-chave : Dano psicológico; Perícia psicológica; Competências profissionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License