SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Desafios para a pesquisa dos processos de trabalho: a CAP como estratégia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

SOUZA, Paulo César Zambroni de  y  ATHAYDE, Milton. A contribuição da abordagem clínica de Louis Le Guillant para o desenvolvimento da psicologia do trabalho. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 6-19. ISSN 1808-4281.

Neste artigo, propusemo-nos a apresentar - a partir da história das questões do campo psi na França - elementos para a discussão acerca da Psicologia do Trabalho. Entendemos que a tradição da denominada Psicopatologia do Trabalho, em suas diversas linhagens, configura-se como uma das vias de desenvolvimento da análise (psicológica) do trabalho. A vida e a obra do psiquiatra francês Louis Le Guillant levantou questões - no período que vai da década de 1940 até a de 1960 - que são ainda hoje absolutamente relevantes, no campo da Psicologia e da Psicopatologia do Trabalho. Faremos, de início, uma apresentação de seus feitos enquanto psiquiatra, a seguir trataremos de suas pesquisas e propostas no referido campo. Ao lado disto, vamos realçar as proposições que Le Guillant levantou a partir de cada uma de suas iniciativas, entendendo que sua prática e sua teorização podem trazer luz a alguns problemas que enfrentamos atualmente.

Palabras clave : Psicologia e psiquiatria social; Psicologia do trabalho; Psicopatologia do trabalho; clínica do trabalho; Psicoterapia institucional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License