SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A contribuição da abordagem clínica de Louis Le Guillant para o desenvolvimento da psicologia do trabalho"Universidade produtiva" e trabalho docente flexibilizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BARROS, Maria Elizabeth Barros de; HECKERT, Lúcia Coelho  e  MARCHIORI, Flávia Moreira. Challenges to the work process research: the CAP as strategy. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 20-34. ISSN 1808-4281.

O artigo aborda o tema da pesquisa dos mundos do trabalho, partindo do princípio de que é preciso conhecer mais de perto o que é vivido nos ambientes laborais hoje e avaliar quais as novas relações existentes fazem frente a essa situação. Considera que nos locais de trabalho existe um mundo a ser conhecido e que é preciso apostar no potencial de revolta contra o que está instituído nos mundos do trabalho. Elege a Ergologia como abordagem que contribui para mostrar que em toda situação de trabalho há sempre uma tentativa de renormatização. Apresenta para exemplificar essa direção metodológica o Programa de Formação/Investigação dos Processos de trabalho que é um dispositivo de formação e pesquisa-intervenção em rede, que articula um programa de formação, pautado na intervenção nos locais de trabalho, com um programa de pesquisas, visando à luta pela afirmação da vida onde o trabalho se faz.

Palavras-chave : Research methodology; Work process; Ergology.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License