SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Burnout: por que sofrem os professores?Esterilização forçada, direitos reprodutivos e desigualdades estruturais no Peru de Fujimori e Toledo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MIYUKI HASHIZUME, Cristina  e  LOPES, Marinete Maria. Trabalho docente rural: dores e prazeres do ofício. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 99-108. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho objetiva analisar a realidade laboral dos docentes do meio rural de algumas comunidades de Sta Teresa e São Roque (Espírito Santo) a partir da compreensão das estratégias utilizadas por eles para lidar com as adversidades e alegrias do cotidiano; cartografar as dificuldades por que passam tais docentes e identificar os mecanismos de defesa/enfrentamento que os docentes utilizam no dia a dia da escola. Através de entrevistas e observações feitas com dez docentes, constatou-se momentos de dor vivenciados pelos mesmos, devido principalmente à sobrecarga de trabalho e à dificuldade no enfrentamento dessas adversidades, mas também momentos de prazer quando o docente é reconhecido pela comunidade.

Palavras-chave : Saúde docente; Educação rural; Psicologia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License