SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Representação social da pesquisa pelos doutorandos em ciências exatas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

PORTELLA, Mônica  y  CLARK, Cynthia. Sinais não-verbais da dissimulação: inatos ou adquiridos?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 6-20. ISSN 1808-4281.

A dissimulação pode ser descoberta devido a fatos ou pessoas, ou em função da conduta de quem dissimula. Este estudo objetivou verificar: 1) Se o comportamento não-verbal de deficientes visuais é diferente do de pessoas com visão normal ao dissimular. 2) Se o treinamento é capaz de melhorar a habilidade de identificação da dissimulação por meio do comportamento não-verbal. Foi realizada uma pesquisa, onde pessoas com deficiência visual e com visão normal (“atores”) deveriam dissimular e falar a verdade. Estudantes de Psicologia (juízes) deveriam identificar, por intermédio de vídeos, se os “atores” estavam dissimulando ou não. Primeiramente, juízes sem treinamento avaliavam se os “atores” estavam ou não dissimulando. Posteriormente, recebiam treinamento sobre pistas não-verbais de dissimulação, para avaliar mais uma série de vídeos. Os resultados mostraram que o comportamento não-verbal de deficientes visuais é diferente ao dissimular e que o treinamento melhora a habilidade dos juízes em identificar a dissimulação.

Palabras clave : Comunicação não-verbal; Dissimulação; Mentira; Emoção e cegos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License