SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Representação social da pesquisa pelos doutorandos em ciências exatasA Náusea e a psicologia clínica: interações entre literatura e filosofia em Sartre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OLIVEIRA, Danielle Cristina de  e  SOUZA, Lídio de. Gênero e violência conjugal: concepções de psicólogos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 34-50. ISSN 1808-4281.

A violência conjugal na década de 80 foi discutida a partir da concepção dualista: homem -agressor versus mulher-vítima e entendida como violência contra mulher. A emergência de produções acadêmicas que contestavam essa visão dualista possibilitou o entendimento do tema por meio dos múltiplos papéis de homens e mulheres numa relação afetiva violenta. Considerando esses contextos, o estudo investigou concepções de gênero e violência conjugal dos nove psicólogos que trabalhavam em programas públicos que atendem envolvidos em violência conjugal na Grande Vitória, por meio de entrevista semi -estruturada. Destacam-se os seguintes significados: uma parte dos psicólogos desenvolve ações referenciadas aos princípios do movimento feminista e demonstram em seus discursos influências marcantes de uma concepção dualista. A outra parcela de psicólogos também considera as assimetrias entre os gêneros, porém considera claramente os custos das cobranças de gênero e as conseqüências da violência conjugal para homens e mulheres, aproximando-se do referencial relacional.

Palavras-chave : Violência conjugal; Gênero; Relações conjugais; Atendimento psicológico; Conjugal violence; Gender; Conjugal relations; Psychological assistance.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License