SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A Náusea e a psicologia clínica: interações entre literatura e filosofia em SartreAnálise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

VALADARES, Fabiana Castelo  e  ROCHA, Marisa Lopes da. Fórum nacional em defesa da escola pública na LDB: a questão da docência. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 62-71. ISSN 1808-4281.

Esse trabalho tem como perspectiva colocar em análise o modo pelo qual os movimentos sociais vêm abordando as questões da saúde do trabalhador docente em suas lutas, não apenas como ausência de doença, mas como um estado em que a saúde rompe com os limites do previsível. Estabelecemos como foco de análise a atuação dos movimentos sociais em educação, em especial o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública na LDB, como um espaço/tempo de proposição e articulação do movimento que busca, para o trabalho docente, a saúde. Trazemos como questão a tensão entre o modelo de gestão presente na atualidade e a proposta de gestão apresentada pelos movimentos que vinculavam a emergência dos conselhos de controle social como uma forma de intensificar a implementação de um Estado democrático. Retomar o processo de aprovação da LDB é retomar um processo de lutas e de golpe na vida dos educadores, por isso nosso interesse em buscar saídas, espaços de tensão onde os movimentos estão presentes, onde a saúde prevalece.

Palavras-chave : Trabalho e saúde; Educação e trabalho; Psicologia e movimentos sociais; Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e LDB.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License