SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Fórum nacional em defesa da escola pública na LDB: a questão da docênciaConsiderações sobre a morte e o morrer na hipermodernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do  e  MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 72-88. ISSN 1808-4281.

O trabalho discute a utilização conjugada de um software desenvolvido para a análise textual e de um procedimento de análise de conteúdo clássica. O software ALCESTE apóia-se em cálculos efetuados sobre a co-ocorrência de palavras em segmentos de texto, buscando distinguir classes de palavras que representem formas distintas de discurso sobre o tópico de interesse da investigação. A análise de conteúdo também identifica a pluralidade temática presente num conjunto de textos, e pondera a freqüência desses temas no conjunto, permitindo, via comparação entre os elementos do corpus (palavras ou sentenças), a constituição de agrupamentos de elementos de significados mais próximos, viabilizando a formação de categorias mais gerais de conteúdo. O trabalho se vale de exemplos em que ambos os procedimentos foram efetuados a partir do um mesmo banco de dados textuais e discute possíveis limitações e vantagens em relação à utilização em separado de cada um deles.

Palavras-chave : Metodologia; Análise lexical; Alceste; Análise de conteúdo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License