SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Considerações sobre a morte e o morrer na hipermodernidadeA relação do homem com o trabalho na contemporaneidade: uma visão crítica fundamentada na gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. Pseudo-individuação e homogeneização na cultura do consumo: reflexões críticas sobre as subjetividades contemporâneas na publicidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 105-121. ISSN 1808-4281.

Este artigo propõe uma discussão teórica acerca dos processos de individuação/homogeneização no contexto das sociedades de consumo contemporâneas. Considera a publicidade como um veículo privilegiado de produção de subjetividades, uma vez que veicula imagens de objetos associados a ideais e estilos de vida. Parte-se do pressuposto que a atual indústria cultural produz um tipo de individualidade e de sociabilidade, previamente articulados pela lógica do mercado e mediada por objetos signos, resultando em processos de homogeneização e no enfraquecimento dos vínculos sociais. Os referenciais que embasam essa discussão estão pautados nos teóricos frankfurtianos e em Baudrillard, além de utilizar dados empíricos de uma pesquisa realizada pela autora.

Palavras-chave : Sociedade de consumo; Publicidade; Pomogeneização; Individualização; Publicidade; Consumer society; Publicity; Cultural homogenization; Individualization; Subjectivity.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License