SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A manutenção da discriminação feminina no contexto brasileiro: um estudo sobre a fidedignidade do sexismo ambivalenteA apropriação do brincar como instrumento de disciplina e controle das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SIQUEIRA, Érica de Sá Earp. A depressão e o desejo na psicanálise. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho discorre sobre “A depressão e o desejo na psicanálise”, em que a princípio, nos perguntamos o que a depressão tem a ver com o desejo. A partir de um caso clínico, surge a questão da importância do diagnóstico em uma análise. O que a psicanálise entende por depressão? Foi a partir desses questionamentos que lançamos mão do pai da psicanálise - Freud -, e de seus seguidores - Lacan, Melanie Klein e ainda alguns autores psicanalíticos que discorrem sobre a depressão. Seria a depressão um fenômeno ou uma estrutura clínica? E o que a psicanálise, ou melhor, o discurso do analista pode fazer com o sujeito que se diz “deprimido” na clínica nos dias de hoje? Pois nos parece que a depressão tem uma certa relação com a cultura atual, que se mostra maníaca e onipotente, tentando excluir o mal-estar e a ‘dor de existir&#';, que são inerentes ao sujeito.

Palavras-chave : Depressão; Luto; Melancolia; Desejo; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License