SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimentoConteúdos ensinados em disciplinas de orientação profissional na graduação em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SILVA, Alessandro Soares da. A identificação de adversários, de sentimentos antagônicos e de (in)eficácia política na formação da consciência política no MST Paulista. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

No presente artigo, pretendemos observar como a Identificação de Adversário, de Interesses Antagônicos e de Eficácia e Ineficácia política atuam como dimensões de um processo mais amplo de conscientização política, ou seja, de como estas questões podem determinar a participação ou não em um movimento social ou em uma ação coletiva. Como base empírica de sustentação deste trabalho, utilizamos os dados obtidos em 2001 junto às famílias de trabalhadoras e aos trabalhadores rurais sem terra acampados no Pontal do Paranapanema, São Paulo.

Palavras-chave : Consciência política; Eficácia política; Psicologia dos movimentos sociais; Movimentos sociais agrários; Ações coletivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License