SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A identificação de adversários, de sentimentos antagônicos e de (in)eficácia política na formação da consciência política no MST PaulistaExperiência estética e corporeidade: fragmentos de um diálogo entre gestalt-terapia, arte e fenomenologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

NUNES, Maiana Farias Oliveira; NORONHA, Ana Paula Porto  e  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Conteúdos ensinados em disciplinas de orientação profissional na graduação em psicologia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Estudos de levantamento do estado atual de certas áreas do saber são importantes no diagnóstico de necessidades de pesquisas futuras e na observação do conhecimento já produzido. A presente pesquisa analisou 25 ementas de disciplinas de Orientação Profissional (OP), disponibilizadas nos sites das universidades. Realizou-se um mapeamento do conteúdo lecionado nas disciplinas de OP, tendo sido descritos os Estados a que os cursos de graduação pertenciam, o semestre em que as disciplinas eram oferecidas, o nome das disciplinas, sua carga horária, a quantidade e o tipo de conteúdo lecionado por semestre. Entre os resultados, destaca-se uma maior concentração de disciplinas no 4o ano do curso e uma ênfase nos aspectos teóricos básicos que descrevem a área e na testagem. São discutidos aspectos referentes à formação profissional e à qualidade do ensino em OP.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Formação profissional; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License