SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A pedagogia das canções na arquitetura da cidade da música: versos, notícias e crônicas como declarações musicais da urbanidade brasileiraTramas urbanas de uma cidade ocupada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

DIAS, Juliana Michaello M.. “O grande jogo do porvir”: a Internacional Situacionista e a idéia de jogo urbano. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

A Internacional Situacionista, grupo que surge em 1957 e se mantém atuante até o início da década de 702, teve como uma de suas questões principais dar visibilidade à perda de um certo “caráter lúdico” nas cidades. Atuantes como críticos do Urbanismo Moderno, através de seu Urbanismo Unitário (UU), os situacionistas propuseram uma nova forma de apropriação e percepção da arte, arquitetura e urbanismo, segundo uma ótica que os aproximava da vida cotidiana, mas ao mesmo tempo buscava trazer à tona a paixão e a emoção relacionadas à cidade. Ao demonstrarem a necessidade de unir vida cotidiana e jogo, os situacionistas denunciavam a necessidade de retorno do caráter lúdico às cidades, e se o faziam era por acreditar que o jogo havia sido perdido nos contextos urbanos. Neste artigo, analisaremos a forma como o jogo, enquanto atividade lúdica, esteve presente no discurso situacionista e em suas propostas de atuação no espaço urbano.

Palavras-chave : Situacionistas; Urbanismo unitário; Jogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License