SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O uso do solo urbano: históricas desigualdades, novas leis e algumas percepções de moradores da favela da RocinhaHipercidades, consumo e habitação: da necessidade de habitar ao desejo de morar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

FONTENELLE, Isleide Arruda. A cidade midiática sob o signo do consumo: a produção de uma sociabilidade da indiferençaThe midiatic city under the consumption sign: the production of a sociability of indifference. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Discorre-se sobre as relações entre cidade, consumo, sociabilidade e indiferença. Parte-se de uma análise da concepção de cidade na era do automóvel, tomando-se o projeto arquitetônico das lanchonetes que se desenvolveram à beira das rodovias americanas. A evolução histórica dessas lanchonetes - desde o auge da arquitetura moderna, até o estágio pós-moderno do espetáculo -, demonstra como a cidade tornou-se mercadoria e como isso foi corroendo o espaço público. Tal privatização transforma a cidade em meio para consumo. Se, por um lado, isso demonstra como a cidade integrou o ideal capitalista, por outro, revela como se deu essa integração a partir do “ideal de segurança”. De exaltação do individualismo urbano, tal ideal apresenta-se, nos dias que correm, sob a alcunha do medo que cerca a cidade. Entretanto, há uma relação de continuidade entre esses dois momentos: a busca da segurança como proteção contra o outro, levando à sociabilidade da indiferença.

Palabras clave : Consumo; Segurança; Comunidade; Sociabilidade; Indiferença.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License