SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3A orientação profissional nas empresas francesas e seu paralelo no Brasil: questões para o orientador profissional brasileiroConsiderações sobre a autonomia na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FARIA, Luiz Roberto Paiva de  e  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Em tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este trabalho dedicou-se a explorar as representações sociais de Emprego Trabalho e Profissão dos estudantes do ensino meda um programa de orientação vocacional em abordagem qualitativa, um conjunto de seis entrevistas foi realizado, a fim de verificar quais eram os discursos referentes ao tema. A amostra foi composta de 20 sujeitos, sendo 10 de escola pública e 10 de escola particular, sendo as sessões todas em grupo, no intervalo de uma hora e meia cada. Depois de realizadas as entrevistas, foi feita uma análise do conteúdo discursivo originando um gráfico sobre o qual se baseou a interpretação dos resultados. Os resultados sugerem que os adolescentes referenciam as categorias segundo o status que estas ocupam dentro da nossa cultura. Isso faz com que ignorem um pouco as condições objetivas do mercado de trabalho, e façam a sua escolha preferencialmente a partir de critérios subjetivo tais como satisfação com a atividade ou sucesso na carreira.

Palavras-chave : Representações sociais; Trabalho; Emprego; Profissão; Orientação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License