SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Time of globalization: social representation of labor, job and profession in adolescentsIntervention on intervention: about transfer in a social work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

REICHERT, Claudete Bonatto  and  WAGNER, Adriana. Considerações sobre a autonomia na contemporaneidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre questões relativas a autonomia à luz do enfoque ecológico sistêmico, objetivando compreender alguns fatores envolvidos no processo do desenvolvimento de tal construto. A proposta deste estudo foi examinar na literatura o conceito de autonomia dos jovens em relação a seus pais e identificar possíveis relações entre as variáveis internas e externas a serem consideradas no processo educativo. Partimos do princípio de que a forma de pensar e a forma de agir são construídas na relação com o contexto socioeconômico-cultural em que o indivíduo se desenvolve. Concluímos que não podemos compreender e explicar o desenvolvimento da autonomia sem considerarmos o ambiente no qual tal processo se constitui.

Keywords : Autonomia; Adolescência; Enfoque sistêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License