SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Considerações sobre a autonomia na contemporaneidadeA clínica psicanalítica em um ambulatório para adolescentes em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

AZEREDO, Fabio  e  CANAVEZ, Fernanda. Intervenção sobre intervenção: sobre a transferência em um trabalho social. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este trabalho visa a refletir sobre a relação de trabalho estabelecida entre a família assistida pelo Projeto de Reinserção Familiar (PRF), junto à Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), e a equipe técnica de um dispositivo de atenção diária para pessoas com deficiência. Será feita uma exposição da nossa intervenção sobre a intervenção da referida equipe. O PRF destina-se a crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais institucionalizados, realizando um acompanhamento psicossocial sistemático aos familiares dos mesmos, mediante visitas domiciliares e contatos de rede, que residem em comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro. Um caso será relatado à luz da nossa linha de pesquisa, intitulada A pobreza como direito à exceção. O texto Intervenção sobre a transferência, do psicanalista Jacques Lacan, será utilizado para explicitar as peculiaridades de uma intervenção de orientação psicanalítica em oposição a uma intervenção de cunho assistencialista. Ademais, utilizar-se-á a discussão que o sociólogo francês Serge Paugam propõe no texto A desqualificação social, no intuito de ressaltar as principais diferenças entre a intervenção realizada por uma equipe de trabalhadores sociais e a nossa intervenção, calcada na interpretação psicanalítica, não só junto à família assistida como junto a esta equipe.

Palavras-chave : Intervenção; Pobreza; Caráter; Reinserção familiar; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License