SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Família e psicose: reflexões psicanalíticas e sistêmicas acerca das crises psíquicas gravesNovos rumos da psicanálise como a clínica do mal-estar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

VILHENA, Junia de  e  PINHEIRO, Nadja. Nem público, nem privado, muito pelo contrário: sobre a clínica psicanalítica no ambulatório hospitalar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Objetivando promover uma reflexão acerca de atendimentos psicanalíticos desenvolvidos em ambulatório hospitalar, o presente artigo parte da hipótese que nesses ambientes há a (re)produção da interpenetração das esferas pública e privada característica das sociedades atuais. As autoras tomam, então, como estratégia, o abandono da clínica privada como modelo a ser implantado no contexto ambulatorial para destacar a especificidade do campo clínico emergente no hospital geral entendendo este, a partir da compreensão foucaultiana, como uma instituição disciplinar a qual, impondo o controle sobre o espaço, o tempo e o movimento funda a especificidade da clínica ambulatorial: a visibilidade, a transitoriedade e o campo transferencial complexo. A perspectiva winnicottiana é apresentada como alternativa clínica possível para se trabalhar analiticamente nesse contexto paradoxal, principalmente através de seus conceitos de espaço potencial e de holding.

Palavras-chave : Clínica psicanalítica; Hospital; Público/privado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License