SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Nem público, nem privado, muito pelo contrário: sobre a clínica psicanalítica no ambulatório hospitalarPsicanálise e reabilitação psicossocial: limites e possibilidades de articulação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OLIVEIRA, Gilsa F. Tarré de. Novos rumos da psicanálise como a clínica do mal-estar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

A descoberta da psicanálise abalou profundamente as fronteiras entre o normal e o patológico no campo da saúde mental. Considerada por Freud como a “ciência dos rastros” e muito diversa do furor sanandi cada vez mais presente no pragmatismo ideológico dos tempos atuais, a invenção freudiana fala do saber inconsciente como um saber sem moradia fixa, assinalando a inquietante presença do enigma em nossas vidas. É inegável que a presença na universidade permitiu um reforço no desenvolvimento da psicanálise, hoje já incorporado à própria história do movimento psicanalítico. Por um lado esse fato posiciona a psicanálise na cultura e na vida política, incluindo para além do tratamento individual, a participação dos analistas nas problemáticas ligadas à saúde mental no século XXI; por outro, coloca em relevo a especificidade do ensino e da transmissão da psicanálise que integra teoria, prática e pesquisa.

Palavras-chave : Psicanálise; Psicoterapia; Mal-estar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License