SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Da fenomenologia à ética como filosofia primeira: notas sobre a noção de alteridade no pensamento de E. LévinasExperiência ética, normatividade e paradoxo ético segundo Jean-Paul Sartre: as conferências de cornell e de Roma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

DUTRA, Elza. Afinal, o que significa o social nas práticas clínicas fenomenológico- existenciais?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este artigo tem como objetivo discutir a dimensão social nas práticas clínicas fenomenológico-existenciais. A partir das idéias de Heidegger e teóricos da perspectiva em foco, são discutidas as noções de social, ser-no-mundo, escuta clínica e práticas clínicas. Algumas experiências de plantão psicológico são relatadas, visando exemplificar a modalidade de plantão psicológico na perspectiva fenomenológico-existencial. O artigo finaliza considerando que a dimensão social pode ser compreendida, sob a ótica da hermenêutica, como constituinte do humano e nesse sentido, está presente na clínica fenomenológico-existencial.

Palavras-chave : Clínica fenomenológica; Escuta clínica; Contexto social e clínica fenomenológica; Heidegger e psicologia clínica; Plantão psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License