SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Experiência ética, normatividade e paradoxo ético segundo Jean-Paul Sartre: as conferências de cornell e de RomaO lugar do outro na daseinsanalyse de Binswanger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MOREIRA, Virginia  e  CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva. O método fenomenológico crítico (ou mundano) na pesquisa em psico(pato)logia e a contribuição da etnografia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este artigo descreve um desenvolvimento metodológico na pesquisa qualitativa em psicopatologia e psicologia, mostrando a contribuição da etnografia para o método fenomenológico mundano, de base merleau-pontyana. Descreve a fenomenologia mundana enquanto método crítico de pesquisa em Psicologia e Psicopatologia e porque ela pede, ou pelo menos recebe de bom grado a contribuição do método etnográfico. Apresenta a antropologia da experiência enquanto um enfoque que tem como foco a compreensão cultural do fenômeno estudado. Finalmente, aponta limites e possibilidades de integração entre o método fenomenológico e o método etnográfico.

Palavras-chave : Método fenomenológico crítico; Etnografia; Psicopatologia; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License