SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Sartre fenomenólogoA filosofia da existência e os fundamentos da clínica psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. O m étodo biográfico em Sartre: contribuições do existencialismo para a Psicologia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

A crise epistemológica da psicologia no início do século XX, por estar cindida entre as perspectivas objetivistas e subjetivistas, passou a exigir do meio científico aportes teóricos para a sua superação. A fenomenologia forneceu elementos filosóficos e metodológicos para estabelecer a crítica ao psicologismo e elaborar a possibilidade de novas perspectivas para a disciplina. Sartre, por ela influenciado, assim como pelo marxismo, constituiu uma concepção histórica e dialética que está no cerne da proposição de uma psicologia existencialista. Em especial, o método biográfico, por ele implementado, tem muito a contribuir para a construção de uma metodologia para a psicologia que supere a dicotomia objetivismo/ subjetivismo e possibilite a construção da disciplina em novos parâmetros. Neste artigo são explicitados os pressupostos teórico-metodológicos do método biográfico em Sartre, sendo discutida sua aplicação prática realizada no livro Saint Genet: comédien et martyr.

Palavras-chave : Jean-Paul Sartre; Psicologia existencialista; Biografia; História de vida; Jean Genet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License