SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O caso Vera: análise fenomenológico-existencial de uma experiência “fracassada” ou dos dilemas e dos impasses dos psicoterapeutas iniciantesMerleau-Ponty, Sartre e Heidegger: três concepções de fenomenologia, três grandes filósofos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SIDONCHA, Urbano Mestre. O debate - possível - entre materialismo reducionista e fenomenologia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Uma das questões candentes no que ao problema mente/corpo diz respeito - diríamos, tendo em perspectiva uma abordagem promissora para o problema mente/corpo - é a tentativa, que deve ser encorajada, de associar o materialismo reducionista à fenomenologia husserliana. Este não é certamente o caminho para um tipo de ligação que determine a exclusão do carácter específico das estratégias envolvidas, como supôs Francisco Varela, mas antes um debate que encontra a sua força na diferença entre as duas estratégias. O problema central deste artigo será, pois, o de patentear que o debate entre materialismo reducionista e fenomenologia é não apenas possível mas estritamente necessário. Observada essa primeira tarefa, procuraremos discutir, na última parte deste brevíssimo ensaio, a relação entre a fenomenologia husserliana e a Neurofenomenologia de Francisco Varela.

Palavras-chave : Redução; Materialismo reducionista; Fenomenologia; Husserl; Eliminacionismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License