SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Burnout em profissionais de bibliotecasA espinha partida: considerações acerca da violência no filme Tsotsi - infância roubada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GONCALVES, Hebe Signorini  e  COUTINHO, Luciana Gageiro. Juventude e família: expectativas, ideais e suas repercussões sociais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O artigo analisa dados parciais de pesquisa realizada na periferia do Rio de Janeiro; enfoca as falas de 39 jovens acerca das questões que os afetam e persegue os sentidos atribuídos à família, tanto no que diz respeito à família de convivência quanto no que se refere à família como ideal. Na análise, o texto vale-se de estudos acerca da juventude na sociedade contemporânea, em particular da juventude brasileira, e toma por referência a noção de ideal tal como tratada na teoria psicanalítica. Conclui-se que a idealização da família pelo jovem (a) deve ser entendida tanto a partir de questões individuais quanto sociais; e (b) aponta para a necessidade de intervenções que ofereçam referências extra-familiares capazes de auxiliar os jovens na consecução de seus projetos futuros, delimitando o lugar institucional ocupado pela família.

Palavras-chave : Juventude; Família; Idealização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License