SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3A domesticação das singularidades.: reflexões sobre o paradigma da prevenção - o caso da epidemia de HIV/AIDSHabilidades de vida: uma estratégia preventiva ao consumo de substâncias psicoativas no contexto educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

AZEVEDO, Thaís  e  DIMENSTEIN, Magda. O acompanhamento terapêutico no cuidado em saúde mental. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este trabalho objetivou investigar as demandas de portadores de transtornos mentais (PTM) no processo de reabilitação psicossocial referentes aos cuidados cotidianos, à relação com a comunidade, à ida ao ambulatório e circulação na cidade. Além disso, conhecer as dificuldades vividas pelo familiar (cuidador) nesse processo e em que medida se beneficiaria com o auxílio do acompanhamento terapêutico/AT. O AT consiste em uma prática exercida para além dos espaços fechados do hospital, geralmente em locais públicos da cidade. Isto é, a rua como espaço clínico do AT diminuiria o tempo de permanência dos usuários em casa e sua dependência em relação aos cuidadores, os quais têm a responsabilidade compartilhada com o AT. A função de passagem desta prática contribuiria também para desconstrução de figuras já cronificadas pelo usuário e produção de novos horizontes, isto é, experienciar acontecimentos.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Saúde mental; Acompanhamento terapêutico; Cuidados familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License