SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Therapeutic accompaniment at mental health careThe life quality at work of professionals in the area of nursing: a study following the theoretical model offered by Hackman and Oldham author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

PAIVA, Fernando Santana de  and  RODRIGUES, Marisa Cosenza. Habilidades de vida: uma estratégia preventiva ao consumo de substâncias psicoativas no contexto educativoLife skills: a preventive strategy against the consumption of psychoactive substances in the school context . Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Os resultados de alguns levantamentos epidemiológicos tem apontado para o elevado contingente de jovens consumidores de álcool, tabaco e outras drogas. Frente a isso, tem-se buscado o desenvolvimento de ações voltadas a promover um conjunto de competências psicossociais, as quais são estratégicas para a prevenção ao consumo dessas substâncias. Para esta finalidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere a utilização do modelo Habilidades de Vida, o qual se configura como um processo de desenvolvimento de competências psicossociais consideradas essenciais para o desenvolvimento humano. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem sido apontada como palco privilegiado para a realização de intervenções de tal natureza. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo Habilidades de Vida de intervenção preventiva e de promoção de saúde no âmbito escolar, considerando a implementação de modelos proativos de intervenção, que possam contribuir de modo mais efetivo para o desenvolvimento saudável entre crianças e jovens.

Keywords : Habilidades de vida; Substâncias psicoativas; Prevenção; Adolescência; Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License