SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Habilidades de vida: uma estratégia preventiva ao consumo de substâncias psicoativas no contexto educativoCorpo e velhice na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

REZENDE, Teresa  e  SILVA, Rosana Marques da. A qualidade de vida no trabalho dos profissionais da área de enfermagem: um estudo a partir do modelo teórico de Hackman & Oldham. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este artigo aborda o tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que está apoiado na satisfação e bem-estar dos funcionários. Trata-se de uma pesquisa com profissionais da área de enfermagem que atuam em uma Instituição Hospitalar situada no Vale do Itajaí-SC. Os objetivos foram: analisar a partir do modelo teórico de QVT de Hackman e Oldham, como as profissionais percebem a “Significância do Trabalho” que realizam; levantar as competências exigidas pelas atividades desenvolvidas no trabalho; verificar se estes profissionais percebem os resultados das atividades que realizam e investigar quais as contribuições que o seu trabalho oferece para a organização. Foi utilizada a abordagem qualitativa, sendo que os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo. Como resultado verificou-se que a maioria das profissionais não possui visão total do processo, representando um trabalho fragmentado, entretanto percebem seu trabalho como significativo e relevante.

Palavras-chave : Trabalho; Qualidade de vida; Profissionais da área da enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License