SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Corpo e velhice na contemporaneidadeCrenças e comportamentos sobre práticas de prevenção ao uso de álcool entre pacientes da atenção primária àsaúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OLIVEIRA, Letícia Langlois  e  HUTZ, Cláudio Simon. Padrões de interação em famílias de adolescentes com anorexia nervosa restritiva e bulímica: semelhanças e diferenças. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

A literatura sugere diferenças no funcionamento de famílias com adolescentes acometidos dos dois subtipos de anorexia nervosa: restritivo e bulímico. Este estudo visa a descrever e comparar padrões de interação entre duas famílias: a primeira com uma adolescente com o diagnóstico de anorexia nervosa do tipo restritivo e a segunda, do tipo bulímico. Para a coleta de informações foram utilizadas uma entrevista inicial, a Entrevista Familiar Estruturada e a Entrevista de Práticas Educativas Parentais. A coleta ocorreu nas residências dos participantes e os dados foram analisados através de uma análise descritiva. O delineamento utilizado foi o de Estudo de Caso. Os resultados indicam diferenças significativas nos padrões de interação nas duas famílias. Na primeira foram identificadas, entre outras, regras rígidas e disfuncionais, dificuldade na expressão de conflitos e submissão materna. Na segunda se observou dificuldade de individualização, manifestação destrutiva da agressividade e falta de sintonia comunicacional entre os membros.

Palavras-chave : Anorexia nervosa; Transtornos alimentares; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License