SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Interaction patters in families of adolescentes with anorexia nervosa restrictive and bulimic subtipes: semelhances and differencesPost partum depression: theoretical considerations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

AMATO, Tatiana de Castro; SILVEIRA, Pollyanna Santos da; OLIVEIRA, Jussara Siqueira de  and  RONZANI, Telmo Mota. Crenças e comportamentos sobre práticas de prevenção ao uso de álcool entre pacientes da atenção primária àsaúde. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Objetivou-se avaliar as crenças dos pacientes da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre prevenção ao uso de álcool entre médicos e investigar a aprovação social de comportamentos relacionados ao uso de álcool. Os instrumentos foram: entrevista estruturada e oAUDIT. Compuseram a amostra 371 pacientes. O médico perguntou sobre uso de álcool a 42,6% dos entrevistados, sobre cigarro a 60,1% e outras drogas a 24,5%. As práticas preventivas, a crença “dependentes são fracos e sem força de vontade” e a tolerância de comportamentos relacionados ao uso de álcoolassociaram-se a algumas variáveis sócio-demográficas como o gênero, estado civil, renda familiar, escolaridade, religião, ser praticante de religião, idade e estar trabalhando. O comportamento mais reprovado foi consumir drogas ilícitas e o mais aprovado foi freqüentar bares. Verificou-se que a prevenção não foi feita homogeneamente e que as crenças e comportamentos estão relacionados a variáveis sócio-demográficas específicas. Tais dados podem auxiliar na elaboração de práticas preventivas e políticas públicas que visem à melhoria dos serviços de saúde.

Keywords : Atenção primária à saúde (APS); Crenças; Comportamentos; Características sócio-demográficas; Uso de álcool.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License