SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Beliefs and behaviors about alcohol use prevention practices among patients of primary health carePictorial memory and intelligence: two validity evidences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

COUTINHO, Maria da Penha de Lima  and  SARAIVA, Evelyn Rúbia de Albuquerque. Depressão pós-parto: considerações teóricas . Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este artigo apresenta algumas considerações teóricas acerca da depressão pós-parto, de modo a permitir a visibilidade dos profissionais da saúde, notadamente dos psicólogos, para o sofrimento psíquico que alcança as mulheres durante sua fase reprodutiva. Para entender a depressão na etapa puerperal, inicialmente foi enfocado o sofrimento psíquico, enquanto mal-estar moderno, um transtorno reativo amplamente identificado em vários perfis humanos. Em seguida, a depressão feminina foi analisada após o nascimento de um bebê, incluindo seus principais sintomas e fatores associados, a indicação da sua prevalência, além dos instrumentos para o diagnóstico deste transtorno psicoafetivo. Por fim, tratou-se das repercussões da dor psíquica na vida familiar e da importância do conhecimento dos profissionais da saúde acerca da temática abordada para além do olhar biologizante.

Keywords : Depressão reativa; Depressão pós-parto; Puerpério.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License