SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Crenças e comportamentos sobre práticas de prevenção ao uso de álcool entre pacientes da atenção primária àsaúdeMemória pictórica e inteligência: duas evidências de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COUTINHO, Maria da Penha de Lima  e  SARAIVA, Evelyn Rúbia de Albuquerque. Depressão pós-parto: considerações teóricas . Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este artigo apresenta algumas considerações teóricas acerca da depressão pós-parto, de modo a permitir a visibilidade dos profissionais da saúde, notadamente dos psicólogos, para o sofrimento psíquico que alcança as mulheres durante sua fase reprodutiva. Para entender a depressão na etapa puerperal, inicialmente foi enfocado o sofrimento psíquico, enquanto mal-estar moderno, um transtorno reativo amplamente identificado em vários perfis humanos. Em seguida, a depressão feminina foi analisada após o nascimento de um bebê, incluindo seus principais sintomas e fatores associados, a indicação da sua prevalência, além dos instrumentos para o diagnóstico deste transtorno psicoafetivo. Por fim, tratou-se das repercussões da dor psíquica na vida familiar e da importância do conhecimento dos profissionais da saúde acerca da temática abordada para além do olhar biologizante.

Palavras-chave : Depressão reativa; Depressão pós-parto; Puerpério.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License