SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Pictorial memory and intelligence: two validity evidencesPsychotherapy and subjectivity: interfaces among the life manners contemporary and the demands of a service of Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

CRUZ, Ana Carolina Dias  and  ARRUDA, Angela. Por um estudo do ausente: a ausência como objetivação da alteridade em mapas mentais do Brasil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este artigo consiste numa reflexão sobre alguns dos resultados encontrados em pesquisa que objetivou analisar as representações sociais de 140 universitários de instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro sobre o Brasil, apresentando um recorte relativo aos indícios das representações encontradas sobre o brasileiro - e sobre sua face alteritária, o não-brasileiro para estes jovens. Baseou-se na teoria das representações sociais, de Serge Moscovici, e na metodologia dos mapas mentais, conforme utilizada por Stanley Milgram e Denise Jodelet. A análise de conteúdo categorial temática dos mapas pesquisados revelou que os elementos ausentes nos desenhos caracterizam-se como uma objetivação da alteridade, em que se subtraem os espaços onde se considera habitar o diferente, quem representacionalmente seria a antítese do brasileiro.

Keywords : Mapas mentais; Representações sociais; Objetivação; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License