SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Gestal’terapia: metodológica da atualização performática improvisativa da performação figura e fundo, performática da forma, performática da ação, do contato, performática da atualizaçãoUm olhar fenomenológico sobre a questão da saúde e da doença: a cura do ponto de vista da Gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ALVIM, Mônica Botelho  e  RIBEIRO, Jorge Ponciano. O lugar da experiment-ação no trabalho clínico em Gestalt-terapia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

A proposta metodológica central da Gestalt-terapia foi construída em torno de uma perspectiva que toma como foco a experiência humana no mundo. No artigo ampliamos o significado do trabalho gestáltico com a experiência - frequentemente reduzido ao uso do experimento como técnica - abordando suas origens fenomenológicas e dialogando com Merleau-Ponty, propondo conceber a psicoterapia como campo de presença. A existência se dá no campo organismo-ambiente e a experiência é uma estrutura configurada a partir dessa situação relacional no mundo. Partindo do id da situação, a psicoterapia visa à ampliação da experiência do cliente no aqui-agora do encontro terapêutico para significar sua ação espontânea e criativa no mundo. O processo de contato implica um mergulho no mundo ambíguo da experiência com o outro, gerando oportunidade de um exercício criativo envolvido com uma capacidade humana de agredir, transformar e instituir. Consideramos a experiment-ação na Gestalt-terapia meio para que a ação espontânea e criativa se desvele, produzindo significados e transgredindo o instituído.

Palavras-chave : Fenomenologia; Gestalt-terapia; Merleau-Ponty; Corpo; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License